É um tipo de acompanhamento específico para os TDAHs que auxilia na aprendizagem e execução de resolução de problemas práticos. Este tratamento é realizado por psicólogos especialistas em TDAH e que, portanto, são capazes de criar estratégias objetivas que sejam adequadas às dificuldades encontradas neste quadro clínico. As estratégias são personalizadas, considerando-se a história de vida e as capacidades dos pacientes.
O coaching se configura, além dos encontros semanais, por monitorações mais freqüentes via telefonemas, e-mails entre outros, garantindo uma consultoria diária se necessário, principalmente no início do tratamento. Apesar do suporte constante, esse acompanhamento visa ensinar e treinar novas habilidades nos portadores de TDAH para que estes possam executá-las independentemente da assessoria do coach futuramente.
É um acompanhamento focado nos comportamentos do portador de TDAH que requerem uma intervenção pragmática, auxiliando na criação de estratégias mais eficiente para as atividades diárias e funcionamento diário do paciente. O coaching deve ser sempre personalizado e atua em várias áreas como trabalho, estresse, finanças, recreação entre outros.
A característica diferencial da terapia é sua flexibilidade, que envolve contatos fora do consultório através de telefone, internet ou acompanhamento pessoal.
As queixas mais trabalhadas nesta forma de intevenção são em relação às dificuldades com estimativa do tempo; procrastinação/evitação; execução de atividades não gratificantes; interrupção/inibição do comportamento; organização; perdas e esquecimentos freqüentes; capacidade de planejamento a curto e longo prazo; manejo da raiva; assertividade; auto-monitoramento entre outros.