A terapia é um processo que visa modificação de comportamentos (atitudes, pensamentos, sentimentos), através de um acompanhamento semanal de 50 minutos. O psicólogo é o profissional habilitado a oferecer esse tipo de tratamento.
A Terapia Comportamental utiliza-se de métodos baseados na análise funcional do comportamento, isto é, a partir da compreensão da função dos comportamentos é que se propõe a substituição ou adequação deste.
Ela vem sendo indicada como o tratamento psicológico mais eficaz para portadores de TDAH e THB, tanto em crianças, quanto em adultos, devido à objetividade de suas análises e propostas de modificação de comportamento.
Apesar de existirem técnicas cognitivo-comportamentais descritas em manuais de psicoterapia, o sucesso deste tratamento depende da personalização de estratégias comportamentais, elaborados a partir da análise funcional de cada comportamento na interação entre o psicólogo e o paciente.
Este tratamento é focal e breve, sendo, portanto, melhor aceito por pacientes que se encontram desorganizados, distraídos, frustrados e com oscilações de humor, ocasionadas tanto pelos sintomas do TDAH quanto pelos sintomas do THB.