Indicação de Livro – No Mundo da Lua 100 Perguntas e respostas sobre o Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH)
Nas ultimas décadas tem se investigado os possíveis usos terapêuticos da cannabis com a extração do canabidiol (CDB) e do tetra-hidrocanabidiol (THC). O Canabidiol é uma substância extraída da planta da maconha, Cannabis Sativa, que atua no sistema nervoso central, sendo útil no tratamento de espasmos musculares relacionados com a esclerose múltipla e epilepsias graves. No entanto outros produtos extraídos da cannabis, em especial o THC, induz um gama de efeitos psicotrópicos, alguns benéficos, como melhora do sono e da ansiedade, e, outros danosos, no caso das funções cognitivas, como memória e atenção que podem se manter prejudicadas mesmo após a interrupção do uso.
Grande parte dos estudos disponíveis na literatura científica a respeito da cannabis são baseados apenas em estudos animais, sendo assim, não temos evidências adequadas para indicarmos o uso da substância em humanos. Também é necessário esclarecer que o uso da maconha medicinal interfere na dinâmica de outros fármacos usados pelo paciente e isso poderia gerar efeitos indesejáveis. Assim o uso da maconha medicinal está restrito apenas às situações em que os medicamentos já conhecidos não apresentam resultados satisfatórios e não é a primeira opção de nenhum tratamento médico.
Dra Silvia Stahl Merlin
Relacionados