O autismo é um transtorno que afeta o desenvolvimento e evolução das crianças caracterizado por alterações na interação social, na comunicação e no comportamento. O autismo típico manifesta-se antes dos 3 anos e persiste durante a vida adulta. Há outros distúrbios do desenvolvimento que se enquadram no grupo do transtorno do desenvolvimento, mas que não incluem todas as características da doença.
Basicamente, quatro fatores indicam a presença do autismo infantil:
- problemas de relacionamento social: mantém-se distante, evitam o contato visual, demonstram falta de interesse pelas pessoas, apresentam dificuldade de mostrar reciprocidade e a capacidade de empatia.
- dificuldade de comunicação: comprometimento na compreensão, na expressão, na linguagem gestual e na linguagem falada. Uma minoria aprende palavras e até frases no período apropriado, mas depois perdem essa habilidade. Repetem palavras, trocam pronomes, usam frases prontas e questionam repetitivamente. A expressão verbal é usada para pedir coisas e não percebem o ouvinte nem tem interesse no assunto. Metade das crianças autistas desenvolve uma fala compreensível até os 5 anos.
- atividades e interesses restritos: os autistas são resistentes a mudanças e mantêm rotinas e rituais. É comum insistirem em determinados movimentos (abanar as mãos e rodopiar). Preferem brincadeiras de ordenamento (alinhamento de objetos) com temas restritos. Dificilmente brincam de faz-de-conta.
De acordo com Autism Behavior Checklist (ABC – Krug et al., 1980) traduzido, adaptado e pré-validado no Brasil com o nome de Inventário de Comportamentos Autísticos (ICA -Marteleto & Pedromônico, 2005), outras características que podem estar presentes no autismo são:
- Pobre uso da discriminação visual (fixa uma característica objeto)
- Parece não escutar ( suspeita-se de perda de audição)
- Reação de sobressalto a som intenso (suspeita de surdez)
- Não reage a estímulos dolorosos
- Ausência de reação do piscar quando luz forte incide em seus olhos
- Franze, cobre ou virar os olhos quando em presença de luz natural
- Frequentemente não reage visualmente à presença de novas pessoas
- Olha fixamente o ambiente por longos períodos de tempo
- É raro entender estímulo não-verbal social/ambiente (expressões, gestos, situações)
- Ausência do sorriso social (em resposta ao outro)
- Não estende o braço para ser pego (nem o fez quando bebê)
- Ausência de resposta para expressão facial/sentimento de outros
- Evita ativamente o contato visual
- Resiste ao toque /ao ser pego /ao carinho
- Difícil e rígido no colo (ou foi quando bebê)
- Flácido quando no colo
- Ausência de imitação de brincadeiras de outras crianças
- Dificuldade de fazer amigos
- Frequentemente muito ansioso ou medroso
- “Olha através” das pessoas
- Gira em torno de si por longo período de tempo
- Usa brinquedos inapropriadamente
- Insiste em manter certos objetos consigo
- Balança-se por longos períodos de tempo
- Corre interrompendo com giros em torno de si, balanceio de mãos
- Balança as mãos
- Anda nas pontas dos pés
- Machuca-se mordendo, batendo a cabeça, etc.
- Gira, bate objetos muitas vezes
- Toca, cheira ou lambe objetos do ambiente
- Repete seqüências de comportamentos complicados (cobrir coisas, por ex.)
- Destrutivo com seus brinquedos e coisas da família
- Ausência de resposta para solicitações verbais como “venha cá”; “sente-se”
- Uso inadequado de pronomes (troca eu por ele)
- Fala monótona e sem ritmo
- Ausência de atenção ao seu nome quando entre 2 outras crianças
- Raramente usa “sim” ou “eu”
- Ausência de respostas a solicitações verbal envolvendo o uso de referenciais de espaço
- Aponta para indicar objeto desejado
- Repete a mesma frase muitas vezes
- Não aponta para mais que cinco objetos
- Usa de 0 a 5 palavras/dia para indicar necessidades e o que quer
- Repete constantemente as mesmas palavras e/ou sons
- Repete perguntas e frases ditas por outras pessoas
- Usa mais que 15 e menos que 30 frases diárias para comunicar-se
- Aprende uma tarefa, mas esquece rapidamente
- Fortes reações frente a mudanças no ambiente
- Possui habilidade numa área do desenvolvimento
- Intensos acessos de raiva e/ou frequentes “chiliques”
- Machuca outros mordendo, batendo, etc.
- Não espera para ser atendido (quer as coisas imediatamente)
- Dificuldade para o treino de toalete
- Não se veste sem ajuda
- Frequentemente inconsciente dos perigos de situações e do ambiente
- Prefere manipular e ocupar-se com objetos inanimados
- O atraso no desenvolvimento identificado antes dos 30 meses
O diagnóstico precoce facilita o desenvolvimento das habilidades prejudicadas. Apesar de não existir cura, há autistas bem adaptados que vivem bem.