A criança com deficiência deve ser solicitada a participar de todos os projetos da família: compras no supermercado, feiras, bancos….. Frequentemente essas crianças e jovens têm dificuldade de se concentrar por muito tempo. Para prender a atenção delas, são recomendadas atividades dinâmicas e que envolvam muitas cores. Usar quadro e gizes coloridos ao escrever e explicar o conteúdo que esta estudando. Criar jogos com tabuleiros que utilize elementos do cotidiano como: número de brinquedos quebrados, uso de cédulas monetárias, construir brinquedos com formas geométricas, encontrar figuras semelhantes que representem o quadrado, o retangulo e o círculo…
São três as principais dificuldades enfrentadas pelas crianças ao estudar: falta de concentração, entraves na comunicação e na interação e menor capacidade para entender a lógica de funcionamento da língua, por não compreender a representação escrita ou necessitar de um sistema de aprendizado diferente.
Algumas reproduzem no papel qualquer palavra escrita no quadro, mas não conseguem escrever sozinhas por não associar que aquelas letras representem o que ela diz.
Sua atividades devem conter algo que mantenha o aluno atento, como jogos de tabuleiro, quebra-cabeça, jogo da memória e imitações de sons, movimentos do corpo ou objetos – em Geografia, por exemplo, ele pode exercitar a mente traçando no ar com o dedo o contorno de uma planície, planalto, morro e montanha.
A tarefa deve começar tão fácil quanto seja necessário para que ele perceba que consegue executá-la, mas sempre com algum desafio. A própria sequência de exercícios parecidos e agradáveis vai ajudá-lo a aumentar de forma considerável a
capacidade de se concentrar,
De forma bem simples, podemos dizer que aprender é memorizar de tal forma que essas informações sejam facilmente lembradas quando precisarmos delas. Se você tenta memorizar amontoando informações, desordenadamente, terá dificuldades de lembrar. No entanto, se você “associa” as informações, terá mais facilidade para recuperá-las na memória.
Um exemplo: se você tem dúvida se sargento se escreve com G ou com J, pode memorizar simplesmente associando “SARGENTO” com “GARCIA” (aquele conhecido personagem dos filmes do Zorro). Veja como você poderia fazer o
desenho dessa informação:
Feito isso, basta colar este “desenho” na mesa onde você estuda ou trabalha, e deixar lá por alguns dias. Você nunca mais esquecerá.
Você vai gastar pouco tempo para fazer esse desenho, bem menos do que gastaria se usasse os métodos convencionais de memorização.
Há também outros aspectos importantes que devem ser considerados no momento do estudo. Por exemplo:
1 – Só comece a estudar quando estiver relaxado. Não adianta estudar estando ansioso. Tome um refresco de maracujá ou um chazinho suave de erva-cidreira. Só então pegue no livro;
2 – Divida o tempo que você vai gastar na leitura, em blocos de no máximo 6 minutos. Enquanto lê, vá circulando as informações importantes e ligando-as por setas coloridas. Como se estivesse “brincando de estudar”;
3 – A cada 6 minutos, pare uns 2 minutos. Levante-se, ande um pouco, converse com alguém. Só depois continue a leitura;
4 – Não se preocupe em memorizar nada. Isso só fará aumentar sua tensão. Simplesmente vá lendo e circulando as informações importantes.
5 – A cada meia-hora, pare por uns cinco minutos. Dê uma relaxada.
6 – Recomece voltando ao início, passando os olhos pelas informações assinaladas e vá fazendo (numa folha de papel branco) um mapa mental, tal como mostramos na ilustração a seguir. Faça o mais colorido e expressivo que puder. A qualidade do seu desenho vale pouco; o que vai valer é o ato de “desenhar as informações”. Isso facilitará muito o trabalho da memória.
7 – Cole esse mapa na sua mesa ou na parede. Deixe-o lá por alguns dias para sempre ser olhado.
8 – Se pretende continuar lendo por mais de meia-hora, divida o tempo em blocos assim como descrito acima.
9 – Não ultrapasse duas horas contínuas de estudo. Lembre-se que nosso cérebro esgota com facilidade quando submetido muito tempo a uma mesma operação. Se, contudo, for muito necessário, a cada duas horas dê uma paradinha de 15 minutos; ouça música, tome um suco, divirta-se um pouquinho.
10 – Lembre-se de que “correr para aprender” não é “acelerar a aprendizagem”.
Nota importante: O “Jogo da Memória” – que todo mundo conhece – é um exercício e tanto para melhorar a concentração, desenvolver a percepção e descontrair a mente.
Jogue sempre que estiver preocupado, tenso.