Percebemos que as dúvidas sobre a educação dos filhos têm sido frequente durante as consultas médicas e psicológicas. Mudanças nos paradigmas da educação ao longo do tempo, de um extremo ao outro, desde a punição excessiva até a ausência de limites, vêm impactando negativamente na aquisição do repertório comportamental e social das crianças da atualidade. O resultado dessas inconstâncias e incertezas dos pais ocasionam a manifestação de problemas de comportamentos que se confundem com quadros psiquiátricos e, por isso, são conduzidos de forma equivocada.
A preparação dos profissionais de saúde mental e comportamental na orientação desses pais é de extrema importância, e não inclui o uso de “conselhos subjetivos” de como educar filhos. É necessária a consicência de que a “educação” é um processo construído e mantido pelo ambiente em que a criança está inserida, e, portanto, requer conhecimento da análise do comportamento.
Para quem tem interesse, pais ou profissionais, indico o livro de Lidia Weber, que apesar de não ter sido publicado recentemente (está em sua 6a edição), é extremamente atual e baseado em dados científicos.
Boa leitura!!!!
Marina Merlin
Psicóloga e Neuropsicóloga