A alteração neuroquímica encontrada no cérebro de pessoas com o Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é responsável pela rápida perda de interesse nas atividades em que estão engajados. A busca constante de novidade ocorre para que o nível de dopamina cerebral seja normalizado, ou seja, frente às novidades são liberadas doses extra de dopamina cerebral, capazes de ativar as regiões cerebrais necessárias para a manutenção da atenção. Assim, sempre que entediado o portador de TDAH busca novos estímulos que ocasionam foco momentâneo.
Mas essa busca também quer dizer que portadores de TDAH constantemente interrompem atividades entediantes para substituí-las por outras mais emocionantes, e o perfil de não terminar suas tarefas fica reforçado no repertório dos portadores de TDAH.
Se você tem TDAH, aqui vão algumas dicas para otimizar seu foco e ajudar você a completar as suas tarefas:
1) Realize atividades na companhia de alguém, pois desta forma você ficará mais entretido. Vocês podem estar ou não estar realizando a mesma tarefa, pois às vezes a presença de alguém por perto pode ser o suficiente para que você não se distraia com novos estímulos do ambiente.
Por exemplo: enquanto você arruma sua gaveta, seu namorado joga um jogo no computador de seu quarto.
2) Use um timer para estimular a execução da tarefa no tempo determinado, como num jogo.
Por exemplo: Quanto tempo eu levo para arrumar a cozinha? Será que consigo em 20 minutos? Coloque o timer e se conseguir, ganhe um prêmio.
3) Use lembretes colados em seu computador ou na sua mesa para lembrar o motivo pelo qual está realizando determinada tarefa, qual a importância desta tarefa para você etc.
Por exemplo: ESTA LIÇÃO DE CASA VAI ME RENDER 1,0 PONTO NA NOTA! MEU CHEFE IRÁ ME ELOGIAR POR ENTREGAR ESTE TRABALHO.
4) Defina bem a tarefa. Descreva exatamente o resultado que gostaria de obter.
Por exemplo: Quero que minha sala de estudos fique organizada: mesa sem papéis, livros na estante, lápis dentro da gaveta, computador em cima da mesa e lixo vazio.
5) Determine as subtarefas de uma tarefa maior. Comece executando sub-metas, uma de cada vez.
Por exemplo: Para conseguir fazer este relatório preciso:
a) juntar os dados do cliente;
b) inserir as planilhas;
c) escrever a conclusão e
d) enviar o relatório.
6) Saber a hora de parar.