Distúrbios de Aprendizagem
Dificuldades ou distúrbios na aprendizagem ocasionam desatenção (pela dificuldade em compreender as aulas ou atividades), agitação (geralmente ocasionada pela ociosidade do aluno que não consegue se engajar nas atividades por falta de compreensão/dificuldade), ansiedade (especialmente ao se deparar com situações de avaliação ou em que precisa desempenhar frente amigos/professores) e depressão (derivada da sensação de pouca valorização e capacidade frente seus colegas, falhas de desempenho constantes e punições).
Apesar de ser comum a coocorrência entre TDAH e Distúrbios de Aprendizagem, a diferenciação destes é essencial para que o tratamento seja eficaz.
Alcoolismo e Abuso de Drogas
É comum portadores de TB (Transtorno Bipolar) abusarem de drogas por apresentarem um temperamento “buscador de emoções” e de novidades. Muitos pacientes com TB usam as drogas como forma de auto-medicação, na tentativa de diminuir a agitação, ansiedade ou depressão. Os portadores de TDAH também podem ser mais sucetíveis aos abuso de drogas em função da impulsividade e da busca pelo prazer imediato.
Retardo mental
Pessoas com habilidades cognitivas comprometidas apresentam comumente destatenção e hiperatividade/impulsividade, mas neste caso, esses sintomas são melhor explicados pelo próprio rebaixamente cognitivo apesar de poder haver a associação entre retardo mental e TDAH.
Depressão
É comum que pessoas deprimidas apresentem alterações na capacidade de interagir com o ambiente, como por exemplo atentar e memorizar as informações disponíveis podendo mimetizar sintomas encontrados no TDAH. Além disso, é essencial diferenciar a depressão unipolar da depressão bipolar, já que é muito comum sintomas depressivos fazerem parte dos dois quadros.
Transtornos de Ansiedade
Pessoas ansiosas constantemente desviam sua atenção para seus pensamentos de preocupação podendo ser confundido com a destatenção encontrada no TDAH. É comum a associação entre TDAH e ansiedade, além do fato de que portadores de TDAH apresentam ansiedade consequente aos sintomas de desatenção, hiperatividade e impulsividade. Ou seja, os insucessos ocasionados pelos sintomas do TDAH podem gerar uma ansiedade aprendida frente situações de desempenho, de entrega de trabalhos, provas etc. Em relação ao TB e ansiedade, alguns estudos demonstram que crianças com sintomas fóbicos apresentam maior probabilidade de manifestarem sintomas de TB tardiamente. Comportamentos obsessivos e compulsivos são frequentemente encontrados em pacientes com TB mas apenas durante as fases maníacas ou hipomaníacas. Outros Trastornos de Ansiedade são comuns em fases maníacas ou hipomaníacas ou depressivas, tais como: Transtornos Alimentares, Tiques, Transtorno de Ansiedade Generalizada, Transtorno do Pânico entre outros.
Gráfico de Prevalência de Comorbidades entre TDAH e outros quadros clínicos (Barkley, 2010).