Dúvida Frequentes
Ruminações...um disco riscado em sua mente!
Ruminações são pensamentos repetitivos, acerca de um fato, que incomodam e distraem os portadores de TDAH. Apesar de esses pensamentos estarem presentes em outros quadros clínicos (como Transtorno de Humor Bipolar, Transtorno de Ansiedade, Transtorno Obsessivo-Compulsivo…) muitos desatentos perdem tempo e atenção com esse tipo de pensamento, principalmente após terem percebido que cometeram algum engano.
Uma dica para lidar com as ruminações é, primeiramente, identificá-la. Ou seja, perceber que há um pensamento repetitivo incomodando, e que este pensamento é disfuncional, ou seja, não tem utilidade alguma. Após a identificação, conversar com alguém que possa lhe ajudar a “racionalizar” o ocorrido ajuda bastante. Geralmente após compreender racionalmente o motivo desse pensamento, a frequência da ruminação diminui. Desviar a atenção dos pensamentos, ocupando-se com atividades que exijam o foco atencional pode ser o próximo passo. Um exemplo de atividades pode ser, contar de trás para frente começando por 300, ler um livro interessante, estar numa conversa cativante etc.
White noise
Algumas pesquisas tem tentado desvendar se o ruído de fundo, sem significado, pode auxiliar na atenção de portadores de TDAH.
A estratégia consiste em usar o barulho denominado White Noise ao fundo de uma atividade que utilize a atenção.
Diversas teorias tentam explicar o motivo pelo qual alguns portadores conseguem ficar mais atentos ao utilizarem o White Noise. No entanto, sua eficácia não foi cientificamente comprovada em estudos com grandes amostras de portadores. Sabe-se que alguns estudos tem mostrado diferença signficativa entre o uso do ruído por crianças desatentas e não desatentas, obtendo um resultado positivo para os desatentos e negativos para os antentos.
Uma das hipóteses é a de que o White Noise estimule a excitação (arousal) da atenção. Outra explicação indica que a baixa concentração de dopamina em determinadas regiões cerebrais, encontrada em TDAHs, atrapalha a detecção de sinais necessários para a ativação da atenção, e que o White Noise implementaria o limiar de estimulação necessária para sua ativação.
Pesquisas a parte, na prática, diversos pacientes têm experimentado não só o uso de White Noise com sucesso, como também o uso de outros sons não verbais (como música clássica ou sem voz) como auxiliar numa tarefa que exige maior atenção.
O bom resultado não é unânime, mas você pode se beneficiar.
Caso queira tentar, visite o site http://www.simplynoise.com/ e experimente! Coloque o som num volume baixo (o som não pode incomodar) e tente se concentrar! Nos dê sua opinião pela nossa enquete.
Organização Semanal!
Uma dica que pode ajudar a manter a organização é a utilização de caixas organizadoras e o estabelecimento de um horário semanal para organizar papelada, roupas etc.
A bagunça deve ser centralizada na caixa que será arrumada uma vez por semana em um período curto de cerca de 30 minutos.
As caixas devem ser sem tampa (tampar esconde os papéis e dá mais trabalho para ter acesso ao material da bagunça), de tamanho razoável (deve ser grande o suficiente para colocar cartas, anotações, listas, exames, pastas) e ficar sempre no mesmo local.
Coloque a caixa da bagunça em locais estratégicos como na entrada da casa (ao entrar em casa, já coloque a correspondência na caixa) no chão do carro (tente centralizar os papeis de dentro do carro), no banheiro (use essa caixa para colocar apenas materiais que possam ser lidos durante a utilização do sanitário), na mesa do escritório (no seu trabalho ou em casa)…
Quando chegar o dia da organização, agrupe o material de todas as caixas e organize:
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Descarte o que não for útil. Lembre-se que só são úteis documentos ou informações que não se pode encontrar na internet. Cuidado para não acumular coisas desnecessárias!
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Guarde o que for importante após resolver o que for preciso: pague a conta, cancele uma fatura, responda ou ligue para quem precisar.
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Tente associar a situação de organizar com algo prazeroso como uma boa música, uma boa companhia para te ajudar, uma guloseima etc. Escolha um dia tranquilo, de preferência no final de semana, pois geralmente não há pressão do tempo, compromissos etc.
Lembre-se que se você conseguir organizar sua papelada semanalmente não gastará mais de 30 minutos com essa tarefa. Quanto mais tempo demorar para começar a organização, mais tempo levará para finalizar essa tarefa!
Comece comprando as caixas organizadoras e bom trabalho!!!!
Não consegui entregar!!!
Portadores de TDAH constantemente se vêem na situação de não conseguir cumprir prazos ou promessas. Esse comportamento se deve a falta de organização do tempo, falta de planejamento, dificuldade em iniciar uma tarefa (ativação do cérebro para começar uma tarefa), esquecimentos…
Por outro lado, alguns portadores de TDAH funcionam melhor sob pressão da data limite, como se o estresse de estar com o tempo acabando ativasse as regiões cerebrais necessárias para a iniciação de uma atividade.
O problema dessa segunda situação é que a realização de tarefas fica constantemente associada ao estressantes e, portanto, aversivas, o que contribui para que na próxima necessidade de cumprimento de tarefas o portador de TDAH procrastine mais ainda o inicio da atividade.
O psicólogo Ari Tuckman (2007) descreve dicas importantes para portadores de TDAH que sofrem desse problema de não conseguir cumprir prazos:
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Quebrar projetos grandes em várias partes com mini-prazos para criar o senso de urgência. Nesta etapa é importante planejar cada parte do projeto.
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Aprender a dizer não para não assumir compromissos que não serão cumpridos por falta de tempo.
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Carregar sempre seu planejamento ou agenda e não adicionar novas tarefas sem checar se será capaz de realizá-las. Para conseguir avaliar se está ou não disponível para adicionar uma nova tarefa é necessário que seja feito um planejamento contendo tempo de realização das tarefas diárias.
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Solicitar reuniões periódicas com as pessoas que estão relacionadas às tarefas para que elas auxiliem no cumprimento através da checagem do progresso da atividade.
Boa sorte na próxima tarefa!
Você sabe usar agenda?
O uso de agenda pode auxiliar bastante o portador de TDAH ou pessoas que apresentam problemas de atenção, falta de planejamento e esquecimento. No entanto, o grande problema em usar uma agenda é devido ao fato deste comportamento envolver diversar habilidades, tais como:
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Saber o que anotar: É interessante anotar tudo que for fazer ao longo do dia e não somente os compromissos como uma consulta ou reunião. Quando se anota apenas os compromissos, tarefas que deveriam ser cumpridas acabam sendo esquecidas. Portanto, é sugerido que seja feito uma lista de tarefas que devem ser executadas no dia, incluindo os compromissos.
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Saber como anotar: Deve-se anotar o compromisso ou tarefa, local onde será realizado, material necessário para executá-lo e horário. Em algumas situações sugere-se que seja feita a anotação do telefone e/ou endereço do local ou da pessoa envolvida na tarefa/compromisso. Saber como anotar é essencial para que a tarefa seja facilmente executada, evitando-se obstáculos como esquecimento de material, do local ou horário da atividade.
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Estar com a agenda sempre consigo: Algumas pessoas preferem usar o celular como agenda, o que hoje em dia é cômodo. Para as pessoas que preferem usar o papel como auxiliar, a agenda deve ser de tamanho pequeno mas com espaço suficiente para anotar o que precisa. Deixar uma caneta junto com a agenda facilita a anotação.
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Olhar a agenda com frequencia ao longo do dia: Sugiro sempre que o comportamento de olhar a agenda esteja associado a outro comportamento que ocorre todos os dias, de preferência 3 vezes ao dia. Por exemplo, associar o comportamento de olhar a agenda com as refeições: de manhã após o café da manhã para começar o dia, no meio do dia após ao almoço para verificar os compromisso da segunda parte do dia e de noite após o jantar para replanejar o que não foi executado e para programar o dia posteiror. Se você não faz as 3 refeições, pense em outro comportamento que pode usar como associativo…escovar os dentes? tomar algum remédio de uso contínuo? Seja criativo!
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Replanejar tarefas que não foram executadas: Este item envolve o cuidado de não deixar que itens não executados sejam esquecidos quando não executados no dia planejado. Mesmo que não consiga realizá-lo, é importante que a tarefa seja replanejada para outro dia.
TENTE USAR NOVAMENTE UMA AGENDA SEGUINDO ESSAS DICAS. VEJA O RESULTADO!!!
Gastos excessivos!
Muitos portadores de TDAH e THB apresentam dificuldades ao controlar seus gastos. Isso se deve ao fato do controle inibitório estar prejudicado, ou seja, o impulso de gastar é maior do que a capacidade de inibir esse comportamento.
O déficit no controle de impulso pode ser decorrente de vários aspectos como:
- História de vida de cada um: isso ocorre quando, de alguma forma, a pessoa aprende a gastar. O comportamento de gastar pode ter a função de gerar prazer ou de diminuir uma sensação de mal-estar. Para algumas pessoas gastar excessivamente pode não ter gerado consequências negativas (dívidas, perda de bens etc.), para outras, gastar excessivamente pode ter gerado consequências prazerosas (sensação de poder, sensação de se auto-recompensar, sensação de aliviar-se de um sentimento ruim etc.).
Há ainda situações nas quais a pessoa é estimulada a gastar devido aos modelos que tem no ambiente em que está inserido (incluindo os pais, avós, amigos etc.). Nestes casos, é importante que o portador de TDAH e THB aprenda a dar novas funções ao comportamento de gastar, substituindo a função de prazer e de alívio por outros comportamentos mais adequados. - Alterações no funcionamento cerebral: esta situação inclui pessoas que apresentam uma lesão cerebral que compromete o bom funcionamento de suas habilidades cognitivas. Esta lesão pode ser decorrente de algum trauma cerebral ou de uma doença cerebral.
O funcionamento cerebral também pode ser alterado por um desequilíbrio neuroquímico, ou seja, deficiência em determinados neurotransmissores pode ocasionar dificuldade em controlar alguns comportamentos, como o de comprar. Neste caso, é indicado que o portador de TDAH e THB utilize medicações que auxiliem na regulação dessas alterações cerebrais.
Uma dica rápida para diminuir o gasto excessivo é NÃO USAR CARTÃO DE CRÉDITO NEM CHEQUE. Ou seja, fazer as compras apenas com dinheiro em espécie, pois isso facilita o contole sobre o dinheiro que você tem. O cartão de crédito ou cheque são formas de pagamento nas quais a consequência de diminuir seu dinheiro ocorre após algum tempo passado do ato de comprar, ou seja, comprar PARECE não ocasionar diminuição de dinheiro. Como nosso comportamentos são mantidos por suas consequências imediatas, quando gastamos no cartão de crédito ou cheque a consequência é apenas adquirir o bem sem ter redução de seu dinheiro imediatamente, assim o comportamento de gastar acaba aumentando de frequência, sendo associado apenas com o aspecto positivo da compra, que é a aquisição do bem.
t.
Perco a noção do tempo e acabo me atrasando!
Geralmente pessoas que tem TDAH apresentam problemas atencionais relacionados à passagem do tempo e isso ocasiona erros ao estimar o tempo necessário para a realização de tarefas. Além disso, problemas como atrasos recorrentes podem ser decorrentes deste tipo de desatenção. A falta de percepção da passagem do tempo pode ser melhorada a partir da utilização de alarmes que indicam a passagem de cada 30 minutos por exemplo. Esse exercício melhora a atenção ao tempo, possibilitando ao portador de TDAH a percepção mais real sobre quanto tempo leva para a realização de uma tarefa e auxilia na melhor estimativa futura de tempo para a realização de tarefas parecidas. Tente! Experimente! Parece besteira mas muitos portadores se beneficiam com o uso de alarmes, timers e despertadores.
Procrastinar, evitar, empurrar com a barriga...
Procrastinar é uma estratégia utilizada pela maioria dos portadores de TDAH para evitar o contato com uma tarefa considerada desagradável. No entanto, a procrastinação gera ansiedade aos portadores de TDAH que ficam sempre com a sensação de “devedores”.
Para diminuir a aversão da tarefa que dever ser realizada, tente quebra-la em várias etapas (curtas e mais fáceis) e estabeleça um cronograma para que a tarefa seja finalizada. Por exemplo, se você precisa organizar a papelada de sua mesa de trabalho, comece jogando o que não tem utilidade por apenas 15 minutos.
No dia seguinte, faça o mesmo por mais 15 minutos e assim até acabar de separar o “lixo” do que é de fato importante. No próximo dia, por mais 15 minutos separe tudo que é relacionado à finanças (contas, boletos, faturas). No dia seguinte agrupe por mais 15 minutos tudo que é relacionado a assuntos pessoais (telefone de colegas, letra de uma música que imprimiu, recados…) e assim por diante.
Não se esqueça de estabelecer uma data final realista, por exemplo, uma semana para organizar a mesa de trabalho. E lembre-se que SÃO APENAS 15 MINUTOS POR DIA. Boa sorte!!!
Nota: Atenção com a ansiedade ou com hiperfoco: comumente portadores de TDAH ao iniciarem uma tarefa, mesmo que desagradável, não conseguem interrompe-la mesmo que necessitem, no intuito de finaliza-la de uma vez. Esse procedimento é altamente aversivo e diminuirá as chances do portadore inciar a tarefa da próxima vez que precisar. Ou seja, a averssividade será mais intensificada quanto maior o esforço dispensado na atividade.
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