Problemas de humor são geralmente conhecidas como transtornos afetivos e são aqueles decorrentes da perturbação da disposição, podendo oscilar tanto para a falta de ânimo (depressão), quanto para o ânimo excessivo (mania). Neste sentido, depressão e mania são os extremos opostos do espectro do humor e clinicamente podem aparecer associados ou separados.
Quando uma pessoa apresenta oscilações de humor sempre para o pólo depressivo, utiliza-se o termo depressão unipolar. No entanto, quando a pessoa apresenta alternâncias entre estados de humor no pólo depressivo e no pólo maníaco, utiliza-se o termo bipolar (depressão bipolar ou mania bipolar). Estados de humor depressivo e maníaco podem ainda aparecer simultaneamente caracterizando um episódio de humor misto, no qual sintomas das duas condições aparecem ao mesmo tempo.
Um dos transtornos de humor mais conhecido e estudado é a DEPRESSÃO ou DEPRESSÃO UNIPOLAR que se caracteriza por um rebaixamento do humor associado a vários outros sintomas, tais como perda de interesse ou prazer, perda ou ganho significativo de peso sem estar fazendo dieta, insônia ou hipersonia quase todos os dias, agitação ou retardo psicomotor, fadiga ou perda de energia, sentimentos de inutilidade ou culpa excessiva ou inapropriada, capacidade diminuída para pensar, se concentrar ou tomar decisões, pensamentos recorrentes de morte ou ideação suicida recorrente. A presença desses sintomas causam sofrimento clinicamente significativo ou prejuízo no funcionamento social, profissional ou em outras áreas importantes da vida do indivíduo.
Pode ocorrer em episódios (sintomas depressivos que remitem) ou de forma persistente (quando se denomina Distimia e se apresenta de forma crônica ao longo da vida de seus portadores). Abrange ainda a Disforia Pré-menstrual (quando os sintomas depressivos ocorrem anterioremente ao período mentrual das mulheres) ou devido a outras condições médicas ou de uso/abuso de substâncias que alteraram o funcionamento neuroquímico cerebral.
Os sintomas depressivos podem fazer parte do TRANSTORNO BIPOLAR (TB), que atualmente tem sido visto como uma entidade clínica diferente. No TB há a alteração de humor entre dois pólos (negativo e positivo) manifestado pela alternância entre sintomas de depressão (semelhantes aos sintomas de Depressão Unipolar) e sintomas de mania/euforia. Os sintomas podem ocorrer de diversas formas, caracterizando a alternância entre períodos depressivos e maníacos/hipomaníacos, ou ainda, a apresentação de sintomas mistos, quando tanto sintomas depressivos quanto maníacos ocorrem concomitantemente.
O TB é diagnosticado quando ocorre pelo menos um período distinto de humor anormal e persistentemente elevado, expansivo ou irritável e aumento anormal e persistente da atividade ou da energia, com duração mínima de uma semana. O aumento da energia ou atividade é caracterizado por uma mudança notável do comportamento habitual com presença de autoestima inflada ou grandiosidade; redução da necessidade de sono; aumento da sociabilidade em comparação ao habitual; pressão para continuar falando; fuga de idéias ou pensamentos acelerados; distratibilidade (atenção é desviada muito facilmente por estímulos externos insignificantes ou irrelevantes); aumento da atividade dirigida a objetivos (socialmente, sexualmente ou agitação psicomotora); e/ou envolvimento excessivo em atividades com elevado potencial para consequências dolorosas (surtos desenfreados de compras, indiscrições sexuais ou investimentos financeiros insensatos).
Apesar dos manuais anteriores de classificação citarem apenas casos mais graves do transtorno bipolar (classificados como Transtorno Bipolar Tipo I e Tipo II), hoje em dia, se fala em quadros de bipolaridade leve, também conhecidos como casos do Espectro Bipolar, cuja característica comum é a instabilidade do humor.
Os casos mais leves de bipolaridade são comumente confundidos com outros transtornos psiquiátricos como o Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade, Transtorno de Personalidade Borderline, Transtorno de Ansiedade Generalizada, Depressão Unipolar, Transtorno Obsessivo Compulsivo ou Dependência Química, dificultando o tratamento dos sintomas corretamente.
As alterações de humor ocasionam prejuízos em habilidades comportamentais como no contato social e nas capacidades cognitivas, tais como na atenção e memória que impactam negativamente no desempenho profissional ou escolar.
Geralmente o TB eclode antes dos 35 anos de idade, sendo a faixa etária entre 15 e 25 anos a de maior risco de aparecimento deste transtorno. Apesar disso, o TB é um transtorno psiquiátrico que acomete aproximadamente de 1 a 5% da população adulta e 1,5% de crianças, sendo que cerca de um terço dos adultos com TB tiveram início dos sintomas quando crianças.
As causas do TB são multifatoriais, incluindo uma predisposição genética e gatilhos ambientais como eventos estressantes da vida.
Neste sentido, algumas pessoas possuem o componente genético para TB, mas não manifestam o transtorno, enquanto que outras, com dificuldade no manejo de situações estressantes da vida (mudança de rotina, problemas de relacionamento etc.) ou que usam drogas em abuso ou de forma recreacional (tais como álcool, anfetaminas, LSD, cocaína etc.) provavelmente irão apresentar o transtorno, já que esses eventos são considerados gatilhos para o aparecimento dos sintomas.
O tratamento do TB varia de caso para caso, considerando o curso, intensidade e freqüência dos episódios de oscilação de humor. No entanto, geralmente deve incluir terapia medicamentosa (essencial nestes casos), psicoeducação com o portador e familaires, além de terapia cognitivo-comportamental, estes últimos visando esclarecer dúvidas sobre os sintomas presentes e situações gatilhos, ensinar o paciente a manejar o estresse, ser assertivo em detrimento da inassertividade ou agressividade, corrigir alterações de pensamento, entre outras características do temperamento forte bipolar.
Olá.Preciso de ajuda para meu diagnóstico. Vocês fazem atendimento on-line?
Olá,
Nossos profissionais trabalham com consultas tanto presenciais quanto remotas.
Para saber mais sobre nosso atendimento entre em contato conosco através WhatsApp (19) 99980-1878.
Agradecemos o contato.